Curso Pilares da Educação – Pilar 1 – Busca

Fizemos estudos sobre o Pilar 1 – Busca:

Na primeira etapa, verificamos a extensão dos conceitos, o que resultou em uma apresentação. A apresentação segue abaixo:

Pilar 1 – Busca 

Na segunda etapa, montamos uma enquete e submetemos a pergunta para o grupo de professores que compunham nossa turma. Veja abaixo a questão e suas possíveis respostas:

                Pilar 1

                Questão: Você utiliza ou já utilizou as redes sociais como fonte de busca para seus alunos?

                A:  Sim, acredito que seja uma importante fonte de busca.

                B: Não, não acredito que seja uma fonte séria.

                C: Não. Não sei como conduzir busca em redes sociais.

                D: Sim, porém nunca fiz parte de uma rede social.

Coletados os dados, obtivemos o seguinte gráfico:

Com esse gráfico, fizemos algumas observações que gostaria de compartilhar com vcs. O compartilhamento de informações é o objetivo desse blog.

Análise inicial dos dados da enquete

Ao iniciarmos nossos estudos sobre o primeiro pilar, que é “Busca” , vimos que é imprescindível despertar um interesse maior por parte dos alunos para o assunto, em paralelo com um maior aprofundamento de técnicas e métodos para o professor – orientador.
Analisando a coleta de dados obtidos, verifica-se que 49% dos respondentes “não usam mecanismos de busca em redes sociais por não saberem conduzir essas buscas. ”
Essa análise vem comprovar nossa hipótese relativa à necessidade de um maior engajamento e estudo sobre o assunto no que se refere à área educacional. Cabe ressaltar que nossa enquete se referia somente a buscas em redes sociais, o que representa uma especificidade do todo.
Outro ponto a ser ressaltado é que o segundo maior grupo de respondentes, “não utiliza a busca por não considerar redes sociais uma fonte séria.” Aqui fica evidenciado o caráter de entretenimento que tem norteado o conceito de redes sociais, ainda em fase de maturação.
Portanto, um investimento na disseminação da informação de instrumentos de busca através de cursos de especialização, é mandatório, como também a concientização da seriedade das informações. Isso implica na necessidade de uma orientação mais eficiente e assertiva por parte do professor – orientador.

Todo esse trabalho foi feito pelo grupo de estudos (Ana Paula Marucci Ferreira Coelho, Deise Meirelles e Fernando Lorenzo Paschoal ) que propiciou uma grande reflexão sobre o tema.

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